A Fortaleza de Macapá como monumento e a cidade como documento histórico

Imagem de Miniatura
Data
2014
Autores
Brito, Jaqueline Ferreira de Lima
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Resumo
A cidade de Macapá, sede político-administrativa do Estado do Amapá, foi fundada como estratégia de colonização das terras banhadas pela margem esquerda do Rio Amazonas e de proteção das fronteiras contra as invasões holandesas e francesas. No centro antigo ainda permanecem o traçado colonial de Macapá, projetado em 1755, e a Fortaleza de São José, único bem na cidade tombado pelo IPHAN e com entorno delimitado, mas descaracterizado, no que tange a arquitetura de sua época (século XVIII e início do século XIX). A arquitetura que permaneceu não possui caráter monumental, no que se refere ao caráter dado ao termo, originariamente, todavia, a permanência dessas edificações e do antigo traçado, até os dias de hoje, nos faz pensar sobre a necessidade da preservação destes testemunhos. Assim, o objetivo da presente pesquisa é trabalhar com a cidade, relacionando a valorização de sua história com o conceito de cidade-documento. O atual centro antigo da cidade possui bens imóveis da época do período colonial e outros que são do período do antigo território do Amapá, período muito significativo para a cidade, pois nele foram realizados projetos de reestruturação urbana que deram uma nova configuração à cidade, abrangendo, também, o seu patrimônio cultural, elementos estes que pretendemos valorar na presente pesquisa, considerando, na trajetória histórica, os bens mais antigos e os contemporâneos, que juntos formam o ‘centro histórico’ de Macapá. Dessa forma, utilizando como referencial teórico a noção de cidade-documento, discute-se o patrimônio urbano de Macapá, a partir de aspectos de sua formação e crescimento, incluindo a identificação dos marcos balizadores da cidade, assim como os bens significativos edificados em diferentes períodos , relacionando-os às diretrizes de proteção propostas nas diferentes esferas - municipal, estadual e federal -, tendo em vista o interesse pela preservação da cidade e de sua ambiência.
Descrição
266 f.
Palavras-chave
Centro antigo , Fortaleza de São José de Macapá , Patrimônio cultural , Patrimônio arquitetônico - Macapá (AP) , Fortificações - Macapá (AP)
Citação
BRITO, Jaqueline Ferreira de Lima. A Fortaleza de Macapá como monumento e a cidade como documento histórico. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural) -- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, 2014.