Dissertações do Mestrado do Iphan

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    Cama curta e cobertor estreito : sobre orçamento e o impacto das decisões judiciais no Iphan
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2022) Cancelier, Andriete; Guimarães, Lygia Maria; Erthal, Thiago Serpa (supervisor); Guimarães, Lygia Maria (orient.); Castro, Sonia Rabello de; Silva, Rita Lins e; Erthal, Thiago Serpa (supervisor)
    A dissertação é resultado da análise da estruturação do planejamento orçamentário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), englobando os objetivos preconizados no PPA 2016-2019. Teve por objetivo avaliar se as ações judiciais com parecer de execução obrigatória, resultando em obrigação de fazer, impactam, de alguma forma, o orçamento e o administrativo da instituição, em especial no que se refere à área de preservação do patrimônio cultural. Foram realizadas pesquisas exploratórias sobre dados orçamentários e processos judiciais. Os dados quantitativos foram tratados com base nas metodologias estatísticas e matemáticas, de análise vertical e horizontal. O referencial teórico-metodológico balizou o estudo por meio da revisão bibliográfica qualitativa de autores e obras sobre orçamento público e direito orçamentário, confrontados com os resultados observados.
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    A saga da preservação do patrimônio urbano de Cuiabá/MT : políticas públicas nas tensões entre progresso e preservação
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2023) Guimarães, Maria Bárbara Thame; Motta, Lia; Pereira Filho, Hilário Figueiredo; Hirata, Amélia (supervisora); Motta, Lia (orient.); Pereira Filho, Hilário Figueiredo (coorient.); Brandão, Joseane Paiva Macedo; Mascaro, Luciana Pelaes; Hirata, Amélia (supervisora)
    A dissertação busca discutir a trajetória da preservação do patrimônio cultural urbano em Cuiabá, compreendendo as demandas sociais e as respostas do poder público. Os objetivos são analisar os processos de formação e modernização da cidade que envolvem disputas e conflitos, discutir as medidas de proteção operadas pelo poder público e analisar a apropriação do patrimônio para promoção turística. O recorte geográfico compreende o Centro Histórico de Cuiabá, tombado pelo Iphan em 1987, e outros sítios de valor cultural, visando a compreensão das políticas de preservação operadas na cidade de forma conjunta. A metodologia é referenciada em pesquisa documental, publicações especializadas sobre patrimônio cultural urbano, políticas públicas e história e desenvolvimento urbano de Cuiabá, em associação à experiência durante as práticas profissionais no Iphan/MT. Verificou-se que o tombamento e a Instrução Normativa de 1994 que o regulamenta em termos práticos são parte de um conjunto maior de ações governamentais que devem ser operadas para a preservação dos sítios urbanos, devendo haver cooperação entre os agentes públicos, capacitação técnica e continuidade nas ações para resultados satisfatórios.
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    A geopolítica do patrimônio de fronteira : o território transfronteiriço das missões jesuíticas no Cone Sul-americano
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2021) Tagarro, Helena Amanda Faller; Sotratti, Marcelo Antonio; Sotratti, Marcelo Antonio (orient.); Filho, Dirceu Cadena de Melo; Campos, Luana Cristina da Silva
    A presente pesquisa busca discutir a respeito dos processos de reconhecimento do patrimônio cultural a nível internacional, tendo como objeto de análise o Patrimônio Missioneiro. Tal patrimônio consiste em diversos sítios históricos que outrora formavam as antigas reduções jesuíticas distribuídas entre o Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. As reduções eram povoados urbanos fundados por padres jesuítas espanhóis, cujo objetivo era de consolidar a autonomia política hispânica sobre sua colônia, utilizando a mão de obra servil dos povos indígenas. De algumas dessas reduções, ficaram resquícios de um passado promissor e, considerando o seu valor histórico, cultural e estético, muitas delas foram elevadas à categoria de patrimônio cultural, tanto pelo MERCOSUL quanto pela UNESCO. Pelo lado brasileiro existem quatro sítios históricos que são acautelados pelo IPHAN e reconhecidos pelo MERCOSUL, além de um sítio inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. A quantidade de reconhecimentos em diferentes escalas de proteção chamou a atenção e contribuiu para a escolha do território missioneiro como recorte espacial para esta pesquisa. Assim, o presente estudo propõe uma análise geográfica acerca desses reconhecimentos, buscando entender até que ponto o patrimônio cultural interfere nas relações geopolíticas dos Estados. Considerando que o Patrimônio Missioneiro é um patrimônio transfronteiriço, busca-se também debater a respeito da complexidade dos processos de identificação, valoração e proteção desses bens localizados em áreas de fronteira, trazendo em perspectiva as atuações dos Estados e de organismos internacionais frente a esse modelo de patrimônio.
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    Os passos dos jesuítas no Espírito Santo : vivências e interdependências das edificações no estado
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2015) Spano e Silva, Anna Carolina; Domingues, Evandro; Figueiredo, Diva Maria Freire; Domingues, Evandro (orient.); Figueiredo, Diva Maria Freire (coorient.); Teixeira, Luciano dos Santos; Nóbrega, Claudia Carvalho Leme
    O processo da patrimonialização das edificações dos jesuítas no Brasil foi marcado pela análise técnica e individualizada desses bens culturais. O presente trabalho pretende suprir uma demanda de análise das edificações jesuíticas de uma forma mais integrada, que considere a atuação da Companhia de Jesus no Espírito Santo enquanto uma rede de interdependências. Desta forma, se propõe que as edificações jesuíticas sejam consideradas enquanto elementos representativos de um mesmo “patrimônio jesuítico”, atributo que não pode ser desconsiderado para a compreensão destes bens em sua integralidade e conjunto. Para isto, buscou-se traçar um panorama da patrimonialização dos bens associados ao “legado” dos jesuítas no Brasil, considerando-se os discursos que nortearam a memória sobre a atuação dos jesuítas e os bens arquitetônicos considerados, de forma isolada, como patrimônio, como elementos que constituem a noção de identidade nacional. Para suplantar a necessidade de uma visão mais integrada dos bens jesuíticos, foram analisadas as relações dos jesuítas com a política, economia e sociedade do período em que atuaram no Brasil, através de informações contidas em documentação primária e da bibliografia disponível. O estudo dos bens arquitetônicos foi desenvolvido buscando-se discutir influências, objetivos, funcionalidades, interação da sociedade com os espaços, analisando a inter-relação das características físicas das igrejas no Espírito Santo. Conclui-se que, na trajetória dos jesuítas, a integração entre os seus assentamentos era fundamental para a concretização de sua missão na Colônia. Buscou-se, assim, construir uma visão de rede interdependente que coloca aos bens arquitetônicos uma valorização até então não considerada pelos processos de patrimonialização.
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    Documentos fotográficos no arquivo : preservação, conservação, dissociação e acesso no arquivo do patrimônio (Iphan/RJ)
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2014) Souza, Nayara Cavalini de; Leal, Claudia Feierabend Baeta; Guimarães, Lygia (supervisora); Leal, Claudia Feierabend Baeta (orient.); Guimarães, Lygia (supervisora); Filho, Hilário Figueiredo Pereira; Andrade, Joaquim Marçal Ferreira de
    O objetivo deste trabalho é abordar os processos de dissociação de documentos fotográficos do acervo do Arquivo do Patrimônio, atual Arquivo Central do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Seção Rio de Janeiro. Discute de maneira interdisciplinar as relações que se estabeleceram durante as tomadas de decisão (decision making) no processamento e tratamento destas imagens no Arquivo Central/RJ, baseando-se em conceitos e noções dos campos da arquivologia, história, preservação, conservação e também da metodologia de gerenciamento de riscos. Aponta ainda a importância da fotografia para as ações de preservação do Instituto, seu papel como documento essencial para identificação e atribuição de valor de patrimônio nacional aos bens tombados e a sua importância para a construção do patrimônio documental nacional, haja vista também a relevância da contratação sistemática de fotógrafos entre 1937 e 1987 para a seleção e construção do patrimônio nacional.
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    Maracatus de Fortaleza : entre tradições, identidades e a formação de um patrimônio cultural
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2015) Souza, Marcelo Renan Oliveira de; Motta, Lia; Silva, Ítala Bianca Moraes; Silva, Ítala Bianca Moraes (supervisora); Motta, Lia (orient.); Brandão, Joseane Paiva Macedo; Reis, Daniel
    A população brasileira apresenta diferentes formas de expressar suas culturas e identidades. Em diferentes capitais do nosso país, percebemos a existência de várias manifestações culturais que, normalmente, se tornam símbolos dos grupos que as desenvolvem. Além disso, possuímos a identidade cultural dos estados e dos municípios. Processos de apropriação e redefinição das tradições e identidades culturais, como sugere Stuart Hall, podem partir tanto de elementos internos (ligados aos grupos detentores das tradições culturais), quanto dos elementos externos (ligados à intervenção das políticas públicas culturais), afetando as formas como ambos os lados compreendem suas próprias tradições. Nesse contexto, surge a necessidade de aprofundamento dos estudos sobre os maracatus da cidade de Fortaleza, no Ceará, diante do processo de patrimonialização desse bem cultural. Os maracatus cearenses encenam o desfile de uma corte de nobres negros, embalados por músicas percussivas, que têm como principal instrumento o triângulo metálico, chamado popularmente de ferro, e cânticos chamados de loas ou macumbas. Esses maracatus guardam características particulares relacionadas aos papéis femininos, que são assumidos por homens, e na cobertura do rosto com uma pintura facial preta – negrume –, formada por uma tinta artesanal confeccionada pelos próprios brincantes. Ainda que apontados como traços tradicionais, esses elementos sofrem constantes ressignificações quanto às suas justificativas e formas de uso na contemporaneidade. Este processo de reconhecimento e de identificação cultural em constante formação, engloba a multiplicidade e mutabilidade das práticas culturais que permeiam o universo de referências culturais dos maracatus fortalezenses ao longo dos anos. Como forma de reconhecimento e valorização dessas referências, ocorreu em 2011, no Ceará, a movimentação de um grupo de maracatu - Associação Cultural Maracatu Rei do Congo - em candidatar os maracatus do Ceará ao Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, nas instâncias municipal, estadual e federal, o que potencializou a abertura de um processo de patrimonialização dessa expressão cultural sob a égide das políticas de preservação do patrimônio cultural. Dessa forma, através de uma pesquisa interdisciplinar pautada, sobretudo no levantamento historiográfico e etnográfico, focamos nossas análises especialmente nos Maracatus de Fortaleza, onde se encontram a maior parte dos grupos do Ceará, problematizando, neste estudo, o processo de patrimonialização dos Maracatus Cearenses na conjuntura da solicitação de seu Registro como Patrimônio Cultural Imaterial Municipal e Brasileiro.
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    Na confluência da roda : educação patrimonial, diversidade cultural e a pedagogia griô
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2014) Souza, Igor Alexander Nascimento de; Thompson, Analucia; Tolentino, Átila Bezerra (supervisor); Thompson, Analucia (orient.); Casco, Ana Carmen Amorim Jara; Chagas, Mário de Souza
    Trata-se de pesquisa acerca da Educação enquanto componente histórico na preservação do Patrimônio Cultural, com o objetivo de entender que fatores foram determinantes no deslocamento sofrido pela Educação Patrimonial (EP), que vem levando à desventura o modelo civilizatório clássico em benefício das iniciativas oriundas dos diversos grupos formadores da sociedade, e por quais meios o Estado diligencia-se visando dar conta desse passivo. Com essa finalidade analisei a evolução do preservacionismo enquanto processo de formação na modernidade ocidental e sua influência na edificação da nação brasileira; investiguei por quais meios o Estado brasileiro, representado pela União e suas agências, vem assentando a EP na situação pós-moderna, considerando que o Iphan é a principal entidade difusora e catalisadora da temática em território nacional; e, por fim, compreendi como a Pedagogia Griô (PG), tecnologia social desenvolvida com a intenção de suprir as necessidades de grupos historicamente olvidados pelo Estado, favorece processos educativos baseados em referências culturais. Para esse estudo selecionei a Oscip Congregação Holística da Paraíba - Escola Viva Olho do Tempo, já que se utiliza da PG em suas ações na zona rural do município de João Pessoa-PB. Como resultado, pude chegar à seguinte conclusão: de que o Estado tem na diversidade cultural seu eixo determinante, marcando suas políticas culturais, patrimoniais e educacionais; nesse sentido, é dever do Estado, por meio das suas agências, oferecer condições (teóricas e técnicas, sobretudo) para que os diversos grupos sociais possam criar formas de registro e preservação da sua memória.
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    Lagoa de Araruama : por uma visão articulada do patrimônio
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2017) Tangerino, Camila Ciccarone; Ribeiro, Rafael Winter; Motta, Lia (supervisora); Ribeiro, Rafael Winter (orient.); Motta, Lia (supervisora); Leal, Claudia Feierabend Baeta; Holzer, Werther
    Este estudo discute a trajetória da política federal de preservação do patrimônio cultural na Região dos Lagos, no litoral nordeste do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho parte da análise de documentos produzidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), de processos de tombamentos referentes à Região dos Lagos e das mudanças nas ações de preservação ocasionadas pela descentralização do órgão com a criação do Escritório Técnico da Região dos Lagos na década de 1980. A pesquisa busca compreender como a Lagoa de Araruama, presença marcante no modo de vida e nas dinâmicas socioespaciais da região, foi incorporada no discurso do IPHAN. Com base na análise do Processo de Tombamento da “Lagoa de Araruama - Municípios de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo” e do Processo de Tombamento do “Conjunto Paisagístico da Lagoa Rodrigo de Freitas”, foi possível identificar algumas leituras sobre a ideia de patrimônio natural e de paisagem que se reproduzem dentro das práticas de seleção e valoração do IPHAN. A Lagoa de Araruama foi disposta ora como um elemento compositivo da paisagem (cenário) que envolve e destaca o monumento arquitetônico tombado, ampliando o caráter de excepcionalidade do bem construído, ora a partir de noções apartadas de natureza e cultura, conduzindo a responsabilidade pela sua proteção aos organismos de preservação ambiental. Por outro lado, as paisagens (narrativas) dos agentes locais, como os pescadores artesanais, indicam aspectos materiais e simbólicos importantes na relação construída junto à Lagoa de Araruama, evidenciando o caráter de indissociabilidade representado pelos aspectos materiais e imateriais constitutivos dos patrimônios culturais. Neste sentido, este estudo pretende pensar como as múltiplas narrativas têm sido construídas dentro do órgão, quais discussões são levantadas e qual seria a contribuição de uma revisão do conceito de paisagem e da categoria de patrimônio natural dentro do IPHAN.
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    Para além da "pedra e caco" : o patrimônio arqueológico e as igaçabas de Palmeira dos Índios, Alagoas
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2012) Teixeira, Luana; Santos, Renata; Silva, Catarina; Magalhães, Yuri Batalha de (supervisor); Silva, Pablo Christian Maia da (supervisor); Santos, Renata (orient.); Magalhães, Yuri Batalha de (supervisor); Thompson, Analucia; Simão, Lucieni de Menezes
    Esta dissertação discute os diferentes momentos e vieses de atribuição de sentido às igaçabas (urnas funerárias) de Palmeira dos Índios ao longo do século XX. O objetivo deste trabalho é perceber como bens considerados pela legislação como patrimônio arqueológico podem também adquirir outros sentidos dentro e fora do campo do patrimônio. Ao reconstruir a história das escavações das igaçabas, procuramos perceber como os múltiplos sentidos atribuídos a esses objetos ao longo do século XX foram construídos através de diálogos sociais e simbólicos. Por fim, este trabalho busca trazer elementos para contribuir no debate sobre a preservação do patrimônio cultural no Brasil, sua complexidade e seus desafios.
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    Acervo botânico do Sítio Roberto Burle Marx : valorização e conservação
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2014) Tofani, Sandra Regina Menezes; Motta, Lia; Souza, Marlon da Costa (supervisor); Motta, Lia (orient.); Coelho, Marcus Alberto Nadruz; Leal, Claudia Feierabend Baeta
    O trabalho visa apresentar a importância do acervo botânico do Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx – SRBM e como este, foi constituído, ao longo dos anos, e protegido como bem cultural. Propõe uma reflexão sobre a sua conservação no contexto da gestão do Sítio, diante do mau estado de conservação, diagnosticado no inventário realizado na Família Araceae. São discutidas as prioridades estabelecidas para a gestão dos diferentes acervos que compõem o SRBM, incluindo-se o paisagístico, o museológico e o arquitetônico, além do botânico, considerando-se que este último justificou a existência do local, dando-lhe sentido e razão de ser. Roberto Burle Marx, em sua trajetória profissional, é considerado um intelectual com múltiplas habilidades artísticas e homem com conhecimentos de botânica, que, com a utilização e valorização da flora brasileira, contribuiu de forma impressionante no campo da botânica e do paisagismo através da sua coleção de plantas. Reconhecido mundialmente pelos seus projetos paisagísticos, buscou, juntamente com os botânicos, a valorização e o emprego de plantas nativas, que pudessem, um dia, fazer parte do vocabulário paisagístico. Isso o levou a realizar expedições de coletas de plantas, resultando na constituição do seu acervo botânico. A procura por um local, para abrigar a coleção de plantas que crescia, ocorreu na década 1940, quando comprou o Sítio Santo Antônio da Bica, hoje SRBM. A preocupação com a perpetuação do seu acervo levou Burle Marx e alguns botânicos ao envolvimento com instituições públicas, recorrendo a estas para garantir a preservação do local, iniciada com o seu tombamento pelo Governo Estadual, seguida pela doação do Sítio para o Governo Federal e o tombamento por esta mesma instância governamental. As discussões sobre a caracterização do Sítio de diferentes maneiras – centro cultural, museu, museu vivo, museu multidisciplinar, reserva natural, jardim histórico e jardim botânico – proposta nesta dissertação é importante para uma reflexão sobre as prioridades estabelecidas na sua gestão como patrimônio cultural, levando a discussões sobre os instrumentos e procedimentos para sua preservação e especialmente a conservação do acervo botânico: os planos de manejos, os inventários e as práticas cotidianas de conservação.
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    Preservação do Centro de Teresina : a construção de um objeto
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2013) Tollstadius, Larissa Lira; Casco, Ana Carmen Jara; Gondim, Raglan; Casco, Ana Carmen Jara (orient.); Leite, Rogério Proença de Sousa; Duarte, Cristovão Fernandes
    Este trabalho, elaborado na Divisão Técnica da SR/Iphan/PI, tem como objetivo analisar a construção do discurso do Iphan durante o desenvolvimento do Tombamento do Centro de Teresina. O objetivo principal se desdobra em 4 objetivos específicos: 1. Levantar o Histórico de Teresina, 2. Apresentar uma descrição do estado atual do Centro de Teresina, 3. Investigar o uso da categoria “patrimônio urbano” dado pelo Iphan na preservação do patrimônio cultural, 4. Analisar os documentos produzidos pelo Iphan e seus terceirizados em prol da preservação do Centro de Teresina. O primeiro capítulo caracteriza o Centro de Teresina. Para tanto, aborda a história do Piauí e da implantação de Teresina como nova capital do estado, bem como apresenta breve diagnóstico das condições atuais desse território urbano O segundo capítulo apresenta a história da relação do Iphan com a preservação do patrimônio urbano. O terceiro capítulo mostra a trajetória de atuação do Iphan no Piauí, com destaque para as ações referentes à preservação do Centro de Teresina. Ao fim do estudo, pude verificar que a construção do objeto patrimonial é um processo cíclico, no qual é impossível distinguir ou precisar seu início ou fim. Nesse processo tomam parte vários atores: os diferentes setores do Iphan, a instituição estadual e a municipal de preservação, os historiadores e os pesquisadores. Apesar de já reconhecida a necessidade da participação popular, o diálogo entre Estado e população ainda pode ser melhorado.
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    A salvaguarda do Engenho Gaipió : um estudo comparativo entre os instrumentos jurídicos tombamento e chancela da paisagem cultural
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2012) Vasconcelos, Marcela Correia de Araújo; Santos, Renata; Freitas, Marcelo de Brito Albuquerque Pontes Freitas (supervisor); Santos, Renata (orient.); Freitas, Marcelo de Brito Albuquerque Pontes (supervisor); Santos, Helena Mendes dos; Gonçalves, Renata de Sá
    Esta dissertação analisa os valores culturais do Engenho Gaipió, o qual se encontra em processo de tombamento em âmbito federal, ressaltando as características de seu conjunto arquitetônico e paisagístico. Como também, pondera qual dos instrumentos jurídico voltado para a preservação patrimonial, tombamento e chancela da paisagem cultural brasileira, melhor atende as especificidades dos valores culturais presentes no Engenho Gaipió. Por fim, com base nestas análises, propõe poligonais de proteção e diretrizes de preservação e ocupação do solo para o bem cultural em questão no intuito de fomentar a salvaguarda de seus valores culturais.
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    Quilombos e patrimônio cultural : reflexões sobre direitos e práticas no campo do patrimônio
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2014) Vaz, Beatriz Accioly; Gonçalves, Renata de Sá; Moreira, Corina Maria Rodrigues; Gonçalves, Renata de Sá (orient.); Moreira, Corina Maria Rodrigues (supervisora); Teixeira, Luciano dos Santos; Guimarães, Roberta Sampaio
    A partir da mudança de perspectivas incorporada no texto da Constituição Federal de 1988, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pela proteção e salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, precisou responder às demandas surgidas pelo reconhecimento dos bens referenciais da matriz afrodescendente, dentre os quais, aqueles relativos às comunidades quilombolas. Assim, o tombamento e, a partir do ano 2000, o registro, instrumentos da política de patrimônio nacional de uso privativo do Iphan, passaram a ser acionados como formas de reconhecimento, proteção e salvaguarda desses bens. Dentro desse universo, o presente trabalho propõe, uma reflexão sobre como o(s) patrimônio(s) cultural(is) quilombola(s) vem sendo tratado(s) nesse campo, buscando identificar os conflitos e as possibilidades existentes no reconhecimento de direitos coletivos dessas comunidades através das políticas patrimoniais. Para tanto, são apresentadas e discutidas as ações do Iphan relacionadas aos quilombos no que diz respeito às duas áreas e instrumentos de acautelamento existentes. Além disso, são apresentadas as perspectivas de alguns quilombolas sobre tal temática, a partir da análise de uma oficina realizada no quilombo Chacrinha dos Pretos (Belo Vale/MG), no âmbito de um projeto de capacitação de lideranças quilombolas, que contou com a participação de representantes de seis comunidades quilombolas de Minas Gerais. Através dessa reflexão, as formas de incorporação do patrimônio “não consagrado” pelo Iphan e a separação do campo do patrimônio cultural em duas áreas distintas – do material e do imaterial- são problematizadas.
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    Sonhos que suscitam museus
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2022) Veras, Camila Duarte; Thompson, Analucia; Soares, Eduardo Oliveira; Cardoso, Alice Rosa (supervisora); Thompson, Analucia (orient.); Soares, Eduardo Oliveira (coorient.); Motta, Lia; Chagas, Mario de Souza; Cardoso, Alice Rosa (supervisora)
    A seguinte pesquisa busca compreender o espaço museal da Universidade de Brasília a partir da análise dos projetos e planos institucionais elaborados ao longo dos anos de implantação e consolidação do Campus Darcy Ribeiro. Ao pensar sobre a criação da Universidade, os agentes envolvidos no processo de elaboração de projetos não deixaram de pensar nos museus, que sempre foram espaços de salvaguarda e preservação. Walter Benjamin disse que os museus são "espaços que suscitam sonhos" e museus universitários além de sonhos, são suportes fundamentais no fomento de pesquisas e estudos, razão maior da existência da própria instituição de ensino, enquanto ferramenta de evolução científica, cultural e social da comunidade a que se destina. As fontes primárias estudadas foram fundamentais para o entendimento da transformação do pensamento museal ao longo dos anos que se mostraram como um registro histórico do espírito do tempo. A análise também apresentou uma diversidade programática e tipológica dos espaços museais sonhados para a UnB, como também desvelou indagações sobre os obstáculos em suas concretizações. Por fim, possibilitou a ampliação do entendimento sobre os espaços museais consolidados e propôs pensar o próprio Campus como um museu, baseado nos conceitos de ecomuseus e museus de território.
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    As inter-relações entre o cultivo do trigo e as manifestações culturais em Itaiópolis/SC
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2012) Vicente Filho, Ronaldo Guimarães; Sotratti, Marcelo Antonio; Rampazzo, Sonia Elisete; Sotratti, Marcelo Antonio (orient.); Rampazzo, Sonia Elisete (coorient.); Belas, Carla Arouca; Marafon, Glaucio José
    O presente trabalho possui como objetivo identificar e analisar os principais bens culturais correlacionados à triticultura, em especial ao cultivo do trigo sarraceno, no município de Itaiópolis/SC. A partir do estabelecimento da colonização eslava naquela região, a principal população identificada como produtora e consumidora da semente, notamos um processo de desaparecimento do cultivo do trigo sarraceno e, consequentemente, da cadeia cultural relacionada a esta prática. Nesse sentido, procuramos por meio do uso de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos atores locais, agricultores e instituições, perceber de que maneira este processo vem ocorrendo. O estudo se justifica a partir da inserção do município no Programa de Aceleração das Cidades Históricas – PAC das Cidades Históricas, caracterizando-se como uma demanda da Superintendência do IPHAN em Santa Catarina, uma das prerrogativas do Programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural. A dissertação está dividida em quatro capítulos. Na parte introdutória buscamos apresentar a metodologia utilizada. No segundo apresentamos uma reflexão a respeito do método geográfico e as principais categorias que o subsidiam, além das características históricas culturais da colonização eslava. No terceiro foram abordados os elementos sociohistóricos, correlacionados aos aspectos fundamentais constitutivos do território. Nesse mesmo capítulo foi levantado o histórico econômico da cadeia produtiva do trigo em uma perspectiva escalar. No quarto e último capítulo exploramos os dados adquiridos no campo, expondo como ocorre a dinâmica sócio espacial da cultura tritícola e as práticas culturais que a elas estão atreladas. Finalizamos a pesquisa em questão elaborando algumas considerações a respeito da cultura tritícola do município de Itaiópolis/SC, levantando algumas ações que o IPHAN, como órgão máximo de legitimação e fiscalização do patrimônio histórico/cultural nacional, poderia promover em benefício do desenvolvimento sociocultural da região.
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    Conjunto de Serrotes de Quixadá : monumentalidade e apropriação social do patrimônio natural
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2012) Vieira Neto, João Paulo; Nascimento, José Clewton do; Sorgine, Juliana (supervisora); Nascimento, José Clewton do (orient.); Sorgine, Juliana (supervisora); Casco, Ana Carmen Jara; Scifoni, Simone
    Reconhecido como patrimônio nacional pelo IPHAN, desde setembro de 2004, o Conjunto de Serrotes de Quixadá é, sem dúvida, um testemunho significativo da interação do homem com a natureza e referencial simbólico, espacial e afetivo dos moradores do município que, no imaginário coletivo, guardam várias histórias e lendas sobre as pedras que os circundam. No entanto, os critérios de atribuição de valor que fundamentam a instrução de tombamento do referido bem tendem a exaltar apenas seu valor de excepcionalidade/monumentalidade, não elencando como significativos para compor sua justificativa e os aspectos simbólicos que o cercam. Diante de tais problemáticas, realizamos uma pesquisa que objetivou refletir sobre os critérios de valoração atribuídos ao patrimônio natural, bem como analisar o discurso de excepcionalidade que fundamenta sua proteção, percebendo as trajetórias de constituição deste discurso, as formas pelas quais ele foi apropriado pelos agentes responsáveis pela preservação e os resultados decorrentes dessa opção teórica e metodológica de valoração.
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    O turismo arqueológico na preservação do patrimônio cultural : um estudo de caso dos sítios rupestres de Serranópolis-GO
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2012) Souza, Carolina Guimarães Starling de; Sotratti, Marcelo; Junior, Francisco Antonio Pugliese (supervisor); Sotratti, Marcelo (orient.); Castro, Adler Homero Fonseca de; Costa, Amanda Danelli
    A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar os principais problemas e potencialidades do turismo arqueológico na preservação do patrimônio cultural, buscando elementos para subsidiar propostas de políticas públicas para essa área, notadamente aquelas desenvolvidas pelo Iphan. Para alcançar essa finalidade, foram discutidos os conceitos e instrumentos legais aplicados ao tema, foi apresentado um panorama geral do turismo arqueológico no Brasil, e realizado um estudo de caso no município de Serranópolis-GO, com foco nos sítios rupestres e na relação entre agentes e instituições que atuam na atividade turística. Entre os problemas do uso turístico de sítios arqueológicos discutidos nesse trabalho, destaca-se a priorização dos turistas em detrimentos das comunidades locais na visitação aos sítios para a realização de atividades educativas e de lazer. Essa questão foi analisada a partir de entrevistas realizadas com agentes de Serranópolis que representam o poder público municipal, a iniciativa privada, as instituições locais e a rede pública de ensino. Como resultados das discussões desenvolvidas foram apontados alguns elementos para a elaboração de um Plano Nacional de Turismo Arqueológico pelo Iphan.
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    Bens tombados, novos contextos sociais e a qualificação dos entornos : um estudo de Santo Amaro das Brotas em Sergipe
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2018) Vilela, Nathália Assis Pereira; Motta, Lia; Motta, Lia (orient.); Duarte, Cristóvão Fernandes; Brandão, Joseane Paiva Macedo; Sousa, Antônio Miguel Lopes de
    Esta dissertação discute a abrangência multidisciplinar atribuída ao entorno dos bens tombados pelas discussões patrimoniais atuais, e fundamenta-se na noção de referência cultural indicada pela Constituição Federal de 1988. Considerando que na prática institucional os métodos de delimitação e gestão das áreas de entorno dos bens tombados pelo IPHAN em poucos casos acompanharam a evolução conceitual defendida pelos discursos internacionais e do instituto nacional – o que é verificado pela predominância da abordagem tradicional de entorno centrada no critério da visibilidade –, buscou-se refletir a respeito de uma abordagem que acompanhasse a atualização do tema. Desta forma, tendo a cidade de Santo Amaro das Brotas, em Sergipe, como exemplo e sítio da pesquisa de campo, colocou-se em questão como os bens religiosos tombados individualmente em um contexto anterior, a partir de determinados valores e objetivos de construção de identidades, em seus novos contextos sociais podem contribuir para a preservação das relações estabelecidas entre eles, suas áreas de entorno e o uso social do conjunto que formam. E em que medida, a partir de um estudo de entorno que considere os aspectos sociais, culturais e ambientais, esses bens religiosos podem contribuir para a qualificação dos sítios a eles relacionados e para a construção de uma identidade urbana. Constata-se, com base nessa experiência, que esses bens, em seus novos contextos sociais, se constituem como importantes referências identitárias a serem consideradas nos estudos de delimitação e qualificação dos entornos, segundo concepções atuais dessa figura jurídica do Decreto lei 25 de 1937.
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    Valorização e preservação do patrimônio arqueológico na Comunidade do Cumbe - Aracati-CE
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2013) Xavier, Patrícia Pereira; Saladino, Alejandra; Hamaguchi, Jeferson Tadanori; Saladino, Alejandra (orient.); Hamaguchi, Jeferson Tadanori Sobral (supervisor); Castro, Adler Homero Fonseca de; Seda, Paulo Roberto Gomes
    A presente pesquisa parte de um caso específico, decorrente da implantação de um parque eólico na região do Cumbe, no município de Aracati-CE. No local foram identificados cerca de 70 sítios arqueológicos, com diversos vestígios de populações pretéritas que ali habitavam (artefatos líticos, lascados e polidos, vestígios malacológicos e cerâmicos), testemunham a presença dos grupos coletores e pescadores que viviam na região antes da chegada do colonizador europeu. Além desse material, também foram encontrados sinais da ocupação de colonizadores que remontam ao século XVIII como louças finas, vidros, moedas, etc. Considerando os sítios arqueológicos como locais portadores de memória das populações extintas, mas também, como um lugar capaz de construir identidades e valores para as comunidades locais, a pesquisa tem como objetivo principal a reflexão a respeito da atuação dos diversos atores (empresários, arqueólogos, comunidade local, Iphan) responsáveis pela pesquisa, preservação e valoração dessas descobertas, a fim de contribuir na definição de estratégias de democratização do conhecimento, gerado através da documentação arqueológica.
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    Os terreiros nos abrem caminhos : reflexões sobre patrimônio cultural e cidadania a partir de religiões afro-brasileiras em Florianópolis, Santa Catarina
    (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2020) Sousa, Danielle Alves de; Brandão, Joseane Paiva Macedo; Santiago, Regina Helena Meirelles (supervisora); Brandão, Joseane Paiva Macedo (orient.); Cid, Gabriel da Silva Vidal; Santiago, Regina Helena Meirelles (supervisora); Silva, Daniel Roberto dos Reis
    Este trabalho busca trazer reflexões sobre cidadania, patrimônio e políticas públicas através da experiência de trabalho e pesquisa junto a comunidades de terreiro de Florianópolis, Santa Catarina. A presença das religiões afro-brasileiras no Sul do Brasil e, especificamente, em Santa Catarina possui o potencial de jogar luz sobre a relação entre minorias sociais e políticas públicas de patrimônio ao examinarmos algumas das variáveis que influenciam a forma como se dá a aproximação entre elas. O trabalho também aponta para a necessidade de se pensar em novas geografias de saberes que favoreçam as trocas e os diálogos entre todos os atores envolvidos no jogo do patrimônio, desestabilizando hierarquias entre diferentes tipos de conhecimento.